terça-feira, maio 17, 2005

O estado da educação...

Há já algum tempo que trabalho no planetário portátil do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, que para quem nunca viu, é uma coisa assim:
Clika para abrir a imagem por completo

E esta experiência, que ainda é pequena, já me permitiu ver as diferenças da educação de várias escolas. Mesmo dentro das mesmas regiões existem grandes diferenças, mas o impressionante prende-se com o facto de em quase todo o lado se encontrar algo de anedótico.
Nem sempre tenho oportunidade de capturar esses momentos, mas felizmente, há pouco tempo estive numa escola primária nos arredores de Barcelos (assim como muitos dos meus colegas, não é? ;), e deparei-me com algo que não consegui deixar passar:

Clika para abrir a imagem por completo

Depois de ver, dá vontade de perguntar: mas então, responderam "sim", "não" e "talvez" a quê? O que é que concluímos deste inquérito? Que as pessoas conduzem em segurança? Que se desleixam perante o código? Não, concluímos que o ensino está cada vez mais por mãos alheias e que em vez de progredirmos com as novas tecnologias, dá a sensação que regredimos cada vez mais e nos descuramos nos pormenores mais essenciais.

1 Comments:

Blogger Paulo Costa said...

O estado da educação??
Eu descrevo o estado da educação em Portugal com apenas algumas palavras: "Olha bem para ti!"....

És a prova viva de que educação há pouca no nosso estado ;)

[[]]'s

Ah, e gostei da foto do starlab... nem parece que está todo furado! Admite, alteraste a imagem no photoshop ;)

17/5/05 21:50  

Enviar um comentário

<< Home