quinta-feira, maio 19, 2005

Para os meus caros compatriotas Adaufenses

Brasão de Adaúfe
Hoje resolvi partilhar com todos, e com os meus compatriotas em particular, algumas informações sobre a minha freguesia, que devem ser desconhecidas de grande parte do público em geral. Mas vamos ao que realmente interessa:

Adaúfe é a maior freguesia em termos de área, predominantemente rural. Situa-se no limite norte do concelho nas margens do rio Cávado, confrontando com as freguesias de S. Vítor, Palmeira, Gualtar, Este S. Pedro, Sta. Lucrécia e Navarra.
A origem da palavra Adaúfe provém da sua congénere Árabe aldafe que por sua vez a tomaram do hebraico hadaff e que tem sempre o mesmo significado, ou seja, adufo, pandeiro. Porém há quem equacione também a possibilidade de vir de Adaufo ou Adulfo, nome próprio de homem, muito usado antigamente.
Esta freguesia possuí marcas de ocupação de longínquos tempos como podemos constatar nos vestígios dos Castros de Pedroso e no Monte de Vasconcelos. Nestas terras houve já um mosteiro de frades beneditinos, fundado entre 1070 e 1080, por D. Nuno Odoris e sua mulher D. Adozinda Viscoy.
Adaúfe recebeu foral de D. Afonso III, passando em Coimbra no dia 3 de Agosto de 1258. Recentemente, em Janeiro de 1997, foi criado o brasão, selo e bandeira, elaborados a partir de um desenho extraído da base do cálice pertencente à paróquia.


Este texto pode ser encontrado na página da escola E.B. 1 da Eira Velha (também conhecida por escola primária da Mota), pode ser encontrado clikando aqui.

Aproveito para deixar mais um pouco da nossa história, poucos devem saber (eu próprio desconhecia completamente) que as guerras napoleónicas passaram por Braga, mais particularmente, por Adaúfe. Infelizmente, esta foi uma batalha perdida, que se travou a 20 de Março de 1809.
Procurando na web, encontrei, não só esta informação, como tabém um mapa desta batalha:
Clika para abrir a imagem por completo
(Se a imagem não estiver em perfeitas condições, podem clikar na mesma para abrir uma janela com a imagem em tamanho real)

Pode-se verficar neste mapa que as tropas portuguesas aguardaram os franceses numa planície, no mapa denominada por "Adaufé Plateau", em português: "Planície de Adaúfe".

Agora, meus caros Adaufenses, antes de dizerem que nunca acontece nada de interessante na nossa freguesia, pensem bem na história que nos antecedeu ;)

5 Comments:

Blogger Paulo Costa said...

Adaúfe é uma nação... ;)

Quando chegarem aos calcanhares dessa grande metrópole que dá pelo nome de Freamunde, avisem... pode ser que se marque uma jantarada para festejar ;)

19/5/05 16:58  
Blogger pgp said...

LoL qd tiveres alguma prova de que Napoleão passou por Freamunde, diz-me qualquer coisa :P

19/5/05 17:18  
Blogger Paulo Costa said...

Napoleão não digo, mas correm rumores que Cristo costumava passar por lá aos sábados à noite... na altura em que aquilo bombava nas horas... aliás, consta que Ele foi um dos pioneiros na onda de bagueiros que por lá apareceu, mas que entretanto parece que se deslocou para norte (altura das migrações anuais), para a zona de Braga...

Se o vires manda-lhe um abraço meu.

19/5/05 21:46  
Blogger Cidchen said...

Bem, eu sou natural de Adaúfe e desconhia a maior parte disto tudo!
Obrigada e parabéns pelo blog!

16/6/06 16:42  
Anonymous Anónimo said...

a minha familia era oriunda de samodaes lamego.Tenho documentos que me dizem que o meu avÔ MATERNO se chamava Joaquim Augusto da Costa Ribeiro natural de santa lucrecia de algeriz,filho de ROQUE RIBEIRO E DE MARIA AUGUSTA RIBEIRO MORADORES NO LUGAR DA IGREJA ADAUFE.GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUM DOCUMENTO QUE SE REFIRA A ELE QUANTO CIDADAO.GOSTEI MUITO DE SABER QUE ADAUFE TEVE UMA GRANDE IMPORTANCIA NO SEU PASSADO.OBRIGADA E PARABENS

13/7/08 00:34  

Enviar um comentário

<< Home